O 13º do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o ano de 2024 será pago em abril e maio. Nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto antecipando o pagamento do 13º para segurados e dependentes da Previdência Social. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Quando será pago o 13º dos aposentados do INSS em 2024?
O 13º dos aposentados do INSS em 2024 será pago em abril e maio, respectivamente. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, e faz parte das medidas do governo federal para estimular a economia após o crescimento do PIB ter estagnado no segundo semestre do ano passado.
No ano passado, o pagamento também foi antecipado, porém para os meses de maio e junho. Já em 2024, alguns especialistas já previam que o calendário de pagamento do 13º do INSS seria antecipado, com sugestão da primeira parcela ser paga em agosto, porém foi decretado pelo governo o início do pagamento para o mês de abril.
É verdade que o décimo terceiro vai ser antecipado?
Sim, como parte da estratégia do governo federal para estimular a economia do Brasil após a estagnação do crescimento da economia no segundo semestre de 2023. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do INSS receberão a primeira parcela do décimo terceiro em abril e, a segunda, no mês de maio.
A notícia surgiu logo após especialistas publicarem previsões da antecipação do calendário do INSS, que gerou expectativa entre os segurados do órgão que recebem esse tipo de pagamento. Foi somente nesta quarta-feira (13), que o decreto do presidente Lula foi publicado no Diário Oficial da União, confirmando a antecipação.
Qual é o calendário de pagamento do 13º do INSS em 2024?
O INSS divulgou em nota o calendário de abril para o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas, referente ao ano de 2024, separando entre duas formas: para quem ganha até um salário mínimo e para quem ganha acima do piso nacional. Confira:
CALENDÁRIO DE ABRIL
Para quem ganha até um salário mínimo
Final do benefício Dia do crédito
1……………………………………….. 24/abr
2……………………………………….. 25/abr
3 ………………………………………. 26/abr
4 ………………………………………. 29/abr
5 ………………………………………..30/abr
6 ………………………………………. 02/mai
7 ………………………………………. 03/mai
8 ………………………………………. 06/mai
9 ………………………………………. 07/mai
0 ………………………………………. 08/mai
Para quem ganha acima do piso nacional
Final do benefício Dia do crédito
1 e 6 ………………………………….. 02/mai
2 e 7 ………………………………….. 03/mai
3 e 8 ………………………………….. 06/mai
4 e 9 ……………………………………07/mai
5 e 0 ………………………………….. 08/mai
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).