Dataprev representa o Brasil em seminário que discute seguridade social
Os avanços tecnológicos na Previdência Social brasileira serão apresentados nesta quinta-feira (21) em Tóquio, no Japão, durante o Seminário Internacional de Gestão de Pensões, que está sendo realizado desta quarta-feira (20) até o dia 22. Representando o Brasil, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção vai explicar a importância da utilização de tecnologias na seguridade social.
Organizado pela Universidade Hitotsubashi, em parceria com a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), o evento visa discutir temas relevantes para a reorganização do sistema de pensões japonês.
Participam cerca de 40 países, que, de acordo com a organização, se destacaram nessa área com modelos e implementações potencialmente aplicáveis no Japão.
“Promover o acesso dos cidadãos aos serviços públicos é um grande desafio para todos os governos. Para enfrentar esta tarefa, com destaque para as últimas duas décadas, pode-se afirmar que as nações têm investido cada vez mais no uso das tecnologias de informação e comunicação para ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços e bens públicos, sobretudo, quando o foco é o reconhecimento de direitos mais que a cobrança de deveres”, acredita Assumpção.
Para o presidente da Dataprev, no Brasil esse esforço começa a ficar mais nítido a partir de 2003, quando o Estado Brasileiro decide desenhar uma série de orientações e diretrizes para a ampliação dos serviços e o acesso a eles. Período em que uma gama maior e serviços começa a ser acessível pela internet e que há um arranque na instalação e manutenção de centros comunitários e públicos de acesso gratuito à internet, os chamados telecentros.
“Toda esta movimentação propiciou o desenho de uma política de governo eletrônico que atua prioritariamente em três frentes: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; e na integração com parceiros e fornecedores”, disse.
Gestão de pensão – No painel que trata da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na gestão de pensão, Assumpção vai explicar o funcionamento e a composição da empresa e a forma como ela se relaciona e presta serviços às instituições públicas, com ênfase para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seu principal cliente.
“Antes o cidadão brasileiro precisa comprovar que estava apto a aposentar-se. Passava horas em filas para garantir uma senha e marcar seu atendimento. O uso das TICs, atrelado a uma forte política previdenciária para garantia de direitos, permitiu considerável mudança nesse cenário. Hoje é a Previdência quem avisa em casa ao trabalhador que ele já está apto a receber seu benefício”, ressalta Assumpção.
Discussões – Além da palestra, o executivo participa de uma série de debates e, em particular, de duas discussões relacionadas à qualidade de dados e às estratégias de relacionamento com o cidadão.
Fonte: ACS/Dataprev
www.ieprev.com.br