INSS e Prefeitura de São Paulo firmam acordo para ampliar acesso ao BPC/LOAS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura de São Paulo firmaram um acordo para ampliar acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A parceria foi concretizada em uma cerimônia nesta quinta-feira (14).

O objetivo do acordo é ampliar os serviços do INSS aos cidadãos da capital paulistana. De acordo com dados da prefeitura, existem hoje cerca de 800 mil beneficiários do BPC/LOAS. No entanto, os dados mostram que 80 mil cidadãos da capital teriam direito a concessão do benefício. A prefeitura acredita que essa parcela da população não saiba da possibilidade de recebimento do BPC/LOAS.

Assim, o acordo surge para viabilizar a concessão para as pessoas que não sabem do direito. Essa parceria funcionará em duas frentes:

A Prefeitura buscará o contato com a população que ainda não recebe o benefício, por meio de mutirões. A ação visa agilizar a documentação das pessoas;

Já o INSS trabalhará com a disponibilização de sistemas e capacitação para facilitar as solicitações do BPC/LOAS.

Estiveram na cerimônia de assinatura, o prefeito da cidade, Ricardo Nunes e o presidente do INSS, Guilherme Serrano. Além do ministro da Previdência Social, José Carlos Oliveira.

Fonte: Previdenciarista – 14/04/2022