5 de outubro de 2018 Notícias, Trabalhista

Vou trabalhar na empresa no dia das eleições, quais são meus direitos?

Se o horário de trabalho do empregado coincidir com o período de votação, a empresa é obrigada a liberar seu funcionário para votar. A lei não estabelece quanto tempo deve durar essa liberação, mas ela deve ser o suficiente para que o trabalhador possa exercer seu direito, considerando o trajeto de ida e volta e, inclusive, eventuais filas ou imprevistos. Mesmo se o local de votação do trabalhador for distante do lugar de trabalho, a empresa deve obedecer essa regra.

Se, porém, for possível cumprir sua obrigação eleitoral fora do horário de trabalho, o trabalhador deverá exercer seu voto antes ou depois de sua jornada.

Além disso, não pode haver nenhum desconto na remuneração do empregado pelo período que ele se ausentou para votar. Também não pode ser exigida compensação por esse tempo. Ressalta-se que impedir ou embaraçar o exercício do voto é crime eleitoral punido com detenção de até 6 meses e pagamento de multa.

Por fim, deve ser observado que os dias em que há eleições, ou seja, o primeiro domingo de outubro e, se houver segundo turno, o último domingo do mesmo mês, são considerados feriados pelo Código Eleitoral. Por isso, se o funcionário trabalha no dia da eleição, ele tem direito a compensar esse dia, uma vez que não foi possível usufruir da folga decorrente do feriado. Caso, porém, a folga compensatória não seja concedida, o empregado tem direito a receber o dia trabalhado em dobro.

Deixe uma resposta