11 de janeiro de 2018 Notícias

Autorizada a penhora on-line de aplicações em renda fixa e variável

A mudança será feita em três etapas e as instituição receberão ordem direta para bloqueio de valores. No primeiro momento, serão incluídos os investimentos em cotas de fundos abertos. A segunda etapa começará no dia 31 de março, com a inclusão dos ativos de renda fixa pública e privada – títulos públicos, tesouro direto, certificados de depósitos bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e outros.

Os títulos de renda variáveis (investimentos em ações, por exemplo) deverão ser incluídos a partir do dia 30 de maio, de acordo com adaptação das instituições recém-integradas ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS).

BacenJud 
O Bacenjud é o sistema eletrônico de comunicação entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, por intermédio do Banco Central. O sistema permite que a autoridade judiciária encaminhe eletronicamente ao Banco Central requisições de informações e ordens de bloqueio, desbloqueio e transferência de valores, bem como realizar consultas de clientes mantidas em instituições financeiras, como existência de saldos nas contas, extratos e endereços.

Na última década o volume de ordens judiciais cresceu muito com a inclusão de mais instituições financeiras ao CCS. Em 2017 o Banco Central recebeu mais de 3,8 milhões de pedidos de bloqueios judiciais, que somaram R$ 34 bilhões. Desse total, cerca de R$ 17 bilhões foram para sanar dívidas com a Justiça.

Paula Andrade e Isaías Monteiro
Agência CNJ de Notícias

Comentários (3)

Susana Aparecida Rodrigues Baptista

mar 3, 2018, 11:24 am

Agradeço muito estes emails que recebo e sempre que posso encaminho clientas a vocês ,pois acredito muito no trabalho realizado .Um abraço.

Responder

    mfadv

    maio 5, 2018, 1:12 pm

    Prezada Susana,
    Grato pelas palavras e agradecemos a indicação!
    Att,
    Dr. Edson Machado Filgueiras Junior

    Responder

CLAUDIO COMPIANI

mar 3, 2018, 9:11 am

A partir de que valor vai poder pode ser penhorado as ações?

Responder

Deixe uma resposta